A Fazenda Santa Helena
A Fazenda Santa Helena fica localizada na divisa com o Município de Castelo, a 24 KM da sede, na comunidade de Santa Helena. Do ponto de vista histórico, esta é a fazenda mais importante de Conceição do Castelo, pois lá viveu o Barão de Guandu, um rico fazendeiro brasileiro, influente na produção cafeeira do Brasil e Espírito Santo.
O Barão de Guandu, veio para o Estado do Espírito Santo onde se alojou nas terras de sua fazenda em Santa Helena, Conceição do Castelo. Casou-se duas vezes. O primeiro casamento foi com sua prima Maria Luísa Horta de Araújo com dois filhos: João Bernardes de Sousa Júnior e Lourenço Bernardes da Cunha e Sousa. O segundo casamento, com Maria Guilhermina Pinto Coelho, nasceu Jaime Bernardes de Sousa e Maria de Sousa Souto Machado. Ainda foi casado com Luzia "Mineira", uma escrava na mesma época de seu casamento com D. Maria Luísa Horta e desta relação teve um filho bastardo, Marcelino Bernardes de Sousa.
A história de Marcelino Bernardes de Souza, um mestiço forro, filho ilegítimo de João Bernardes de Sousa, o Barão de Guandú, com uma de suas escravas, em um período temporal entre 1870 a 1928. Marcelino após a morte de seu pai, em virtude de seu parentesco com um membro da elite cafeeira do sul da Província do Espírito Santo, conseguindo adquirir, por meio de compra, a sede da fazenda que pertenceu ao seu pai. Tornando-se o dono das terras, onde viveu por muito anos.
Fonte:https://www.conceicaodocastelo.es.gov.br/pagina/ler/2088/fazendas-historicas
A Fazenda Santa Helena possuía uma área aproximada de 1727 hectares, comprados da Fazenda Nacional em 5 de julho de 1876 pelos filhos do Barão do Guandu, João Bernardes de Souza Junior e Lourenço Bernardes da Cunha e Souza, que foi posteriormente vendida ao pai em 14 de julho de 1884.
Jornal O Cachoeirano do dia 2 de julho de 1899, noticiando a morte do Barão de Guandú |
![]() |
João Bernardes de Sousa, o Barão de Guandu |
Comentários
Postar um comentário